Procedimento para quando for preciso visualizar ou pesquisar em logs que já foram sobrescritos no SMS e estão no Backup Server:
Copiar os dados do Backup Server para o SMS de interesse:
Copiar os logs da data a ser pesquisada do bkpsanepar(172.16.1.205) para o SMS criado para os logs(172.16.1.18), usando o comando RSYNC abaixo e alterando a data:
rsync --partial -azvv /mnt/backups/sanepar/Logs/2023-04-1[6]*.log admin@172.16.1.18:/opt/CPsuite-R81.20/fw1/log
Sempre observaar o armazenamento disponível e monitorar o desempenho dos hosts para que não haja impacto em outras atividades.
Alterando as permissões do diretório:
Com a cópia concluida, executar os seguintes comandos no SMS dos logs(172.116.1.18) para alterar as permissões dos arquivos:
cpstop
chown admin:root *.log
chmod 0660 <2023-0>*.log - Alterar o conteúdo do "<>" para os dados relativos ao caso que se está tratando
cpstart
Reparando os logs
Feito isso, acessar o SMS em questão e, no diretório para qual os arquivos .log foram copiados, executar o comando "fw logrepair <nomedoarquivo.log>" em cada arquivo .log de interesse.
* Enviando apenas o comando e o nome do arquivo, ele vai executar em primeiro plano, e será necessário aguardar a conclusão para executar um novo comando. Para os processos rodarem em segundo plano, liberando o terminal para receber novos comandos, basta adcionar o caractér "&" no final do comando(fw repairlog 2023-04-16_021137_463.log &). Assim é possível executar o fw repairlog (ou outro comando qualquer) mesmo enquanto o anterior ainda está em execução. Para verificar o status dos processos em segundo plano, utilizar o comando "ps aux" que listará todos os processos em execução. Para filtrar um processo específico, é só adicionar "| grep <nomedoprocesso>" ao ps aux(ps aux | grep repairlog).
Assim podemos reparar vários arquivos simultaneamente, más sempre observando o desempenho do SMS, para evitar lentidão na execução.
Visualizando os arquivos via Smart Console:
Finalizado o reparo dos arquivos .log, eles já poderão ser visualizados via Smart Console.
Para isso, acessar o Smart Console de interesse e abrir a aba "Logs & Monitor".
Selecionar a opção "Logs"
Clicar em "Options", que é um ícone de lista que fica ao lado do final da barra de pesquisa:
Após isso, clicar em "File" no menu que irá abrir e, em seguida, clicar na opção "Open Log File", que abrirá uma lista onde estarão disponíveis os arquivos tratados nos passos anteriores e que agora poderão ser abertos e pesquisados.